6 locais curiosos para fazer passeios no Peru

Vitor
11.12.19 07:26 PM Comentário(s)

O Peru é um dos países latinoamericanos que mais tem atraído viajantes na região. Uma das razões principais é Machu Picchu, o grande sítio arqueológico com ruínas da civilização inca descoberto no século XIX e que se tornou um dos destinos mais desejado por turistas no mundo, repleto de superstições e de lendas.

Mas, além de Machu Picchu, o Peru tem muitos outros destinos para você conhecer — todos repletos de curiosidade. Confira alguns deles agora.


1. Linhas de Nazca

As linhas de Nazca são uma série de desenhos de grandes proporções, chamados puquios, encravados na terra e localizados em uma área ao sul do Peru. Segundo pesquisadores, eles teriam sido feitos entre os anos 200 e 600 depois de Cristo.

O significado desses desenhos em formato de animais, homens, aves e peixes é motivo de controvérsia. Em 2016, no entanto, uma equipe de pesquisadores italianos revelou que as linhas faziam parte de um complexo sistema para a ventilação de canais subterrâneos de água que abasteciam a região. O sistema possibilitaria a existência de irrigação em uma área desértica durante todo o ano.

2. Cemitério de Lima

Em funcionamento desde 1808 e um dos mais antigos do continente, o cemitério de Lima recebe visitas noturnas de turistas interessados em passar por experiências fortes. Mais de 10 mil pessoas já andaram pelos labirintos de sepulturas, desde o início do passeio, em 2002.

O passeio tem duração de três horas e é intercalado por intervenções artísticas que buscam deixar o clima do ambiente ainda mais sombrio.

3. Praça das Armas de Cuzco

Por sua grande quantidade de monumentos, Cuzco costuma ser chamada de “a Roma das Américas”. A Praça de Armas, a principal da cidade, foi criada pelos incas para ser o centro do seu império. Depois da conquista feita pelos espanhóis, serviu de base para a construção da cidade colonial.

Caminhando pela praça, é possível observar que casas, igrejas e museus usam como fundações pedras recortadas minuciosamente pela arquitetura pré-colonial. A Igreja da Companhia de Jesus, por exemplo, que fica ao sul da praça, foi construída em cima do palácio de Huayana Cápac, um dos últimos governantes do império Inca.

4. Sítio arqueológico de Písac

O sítio arqueológico de Písac fica nas imediações de Cuzco, a cerca de 30 minutos de viagem. A cidade era um posto político, militar e administrativo para o império e até hoje é possível ver vestígios da sua imponência.

Um dos monumentos mais interessantes é o palácio imperial, além dos terraços em curva de nível onde os incas faziam o plantio de alimentos no terreno extremamente acidentado dos andes. Cercada pelas montanhas do Vale Sagrado, a vista da cidade é deslumbrante.

5. Ollantaitambo

Ollantaitambo é a porta de entrada de Machu Picchu, a cerca de 90 quilômetros de Cuzco. No entanto, Ollanta, como é carinhosamente chamada pelos nativos, tem muito mais a oferecer. Ela é a única cidade inca preservada que ainda é habitada. Muitos a consideram uma antiga fortaleza, mas, na verdade, funcionava como uma base de povoamento do Vale Sagrado.

Caminhando por suas encostas, é possível apreciar magníficas ruínas compostas por portais, palácios e templos. O sistema de distribuição de água até hoje utiliza canais construídos pelos incas. Reserve ao menos um dia de viagem para conhecer bem a cidade.

6. Machu Picchu

A mais de 2.400 metros de altitude e encravada em um terreno montanhoso, em uma área de difícil acesso, Machu Picchu forma uma das paisagens mais fantásticas da Terra. A cidade foi construída por volta do século XV, separada entre as zonas agrícola e urbana, onde além das casas, havia templos e palácios.

Machu Picchu fica dentro de uma curva do rio Urubamba — um dos afluentes do rio Amazonas — e além da montanha da atração, onde fica a maior parte da cidade. É formada pelo Huayna Picchu, uma montanha de 2.700 metros de altitude que se destaca na maioria das fotos sobre o lugar. É no Huayana Pichu onde fica o templo da lua que, especula-se, seria a sede do sacerdote local.

E você, já conhece alguns desses lugares ou tem sugestão de mais algum lugar curioso para conhecermos no Peru? Conta pra gente nos comentários.

Vitor